Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

Timidez

Ontem passei por uma experiência incrível, foi a minha estreia no palco. Logo eu que sou a timidez em pessoa e apenas permito aos mais íntimos conhecer o meu lado mais irreverente, estava ali fazendo cara e bocas para um teatro cheio de pessoas desconhecidas.É incrível como entro na personagem, basta eu vesti a fantasia e fico toda entusiasmada.
Certa vez,um professor meu disse que timidez nada mais é do que vaidade, vaidade de quem não quer errar. Acho que ele tem toda razão, pois o maior medo de uma pessoa tímida é justamente se expor e se colocar a prova para julgamentos alheios. As pessoas tímida assim são para se proteger dos olhares críticos dos outros, ou melhor ter a sensaçãoque está protegido, pois ninguém está isento aja como agir.Assim os tímidos,perde oportunidades por se esconder.
Acho que a timidez mesmo sendo um meio de proteção,não é algo que o individuo deseje conservar,e falo isso tendo eu própria como exemplo, a timidez é combatida, tenta-se pelo menos, mas basta algo sair fora do planejado, que como um caracol, voltá-se para concha.
Assim tentando dar uma de Freud,usando uma auto psicologia, acredito que estando fantasiada, em cima do palco, representando uma personagem é para mim uma espécie de concha, só que transparente, que torna possível mostrá-me e ao mesmo tempo esta protegida sob o manto de quem represento.Um dia, quem sabe, estarei representando a mim mesma e enfim terei vencido a timidez.

2 comentários:

  1. Interessantíssimo, esse assunto. Anos atrás, eu era muito tímido. Tinha vontade de fazer as coisas, mas tinha medo de errar. Por isso, não as fazia... Hoje sei que o erro é inerente ao ser humano, e com isso, vale tudo! O importante é tentar, se quebrar a cara, quebrou, se não quebrar, GANHOU!
    Já dizia minha vó:"Quem não arrisca, não petisca".

    ResponderExcluir
  2. Lembro perfeitamente desse dia: "timidez é vaidade excessiva" ele disse!! Rsrrs
    Discípula,nem sei como nos tornamos "sombra",mas o fato que essa tua timidez é o tempero dessa nossa amizade.Nos completamos, embora sejamos tão distintas.Legal é perceber que nem de longe tu lembra quela menininha "recatada" que conheci..TE AMOADOROOOOOO!

    ResponderExcluir